Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Inteligência

Do latim inteligere vem o termo que define o sétimo e último "I" dos Serviços Profissionais.
A Inteligência é a capacidade de discernir, de fazer escolhas, de tomar decisões. Uma das pretensas qualidades de todo e qualquer profissional competente, é talvez a principal qualidade do líder de um negócio intensivo em conhecimento.
Os serviços profissionais se desenvolvem em torno de ativos intangíveis, são caracterizados por muita interação com o cliente e são inseparáveis das pessoas. Estamos dentro de um dos contextos de trabalho mais complexos. Não é nada fácil. E não fica melhor se aplicamos as regras da administração convencional. Na verdade, essa falta de pertinência só atrapalha.
Tratar o conhecimento e a criatividade como se fossem matéria prima telúrica; tratar os clientes como se fossem consumidores de mercadorias; tratar os profissionais como máquinas; nada disso é inteligente.
Também precisamos de inteligência para tratar dos assuntos técnicos. Evidentemente sem ela, você nem seria um dos profissionais do escritório! No entanto, se pretende ser mais do que isso, se tenciona ser um dos líderes, se pretende chegar a ser sócio e se responsabilizar pelos destinos do negócio, vai precisar de estratégia e gestão.
A partir da coordenação de todos os elementos que compõem esse complexo e desafiador contexto, com o conteúdo adequado, podemos ter uma estratégia de crescimento para desenvolver nossos negócios com lucratividade, consistência e equilíbrio. Essa é a ideia.
----
A inteligência é o que possibilita aos sócios lidar com os ativos intangíveis do negócio, controlar a interação com os clientes e liderar sua inseparável riqueza, os profissionais da equipe.
E, cá entre nós, como característica distintiva dos gênios, é o que nos dignifica como seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário