Para um escritório de serviços profissionais o crescimento necessariamente implica em uma capacidade múltipla de atender mais clientes e engajar mais profissionais. Já que competimos simultaneamente em dois mercados, isto é, o de clientes e o de talentos, crescer significa vencer ao mesmo tempo nessas duas dimensões.
A boa notícia é que nem sempre a competição nos serviços profissionais ocorre como nos negócios industriais. Não é sine qua non aumentar o volume de vendas, por exemplo. Nem é requisito absoluto realizar investimentos prévios para expandir a produção e logo a oferta. Se pudermos ampliar o valor agregado de nossos serviços - e isso se faz com mais conhecimento - poderemos atrair clientes que pagam mais, ganhando contratos mais lucrativos.
Entretanto, diferentemente das fábricas, os escritórios não podem pensar talentos e clientes separadamente. Pois adicionar valor aos serviços, desenvolver conhecimento e transformá-lo em valor para os clientes, requer mentes humanas trabalhando em conjunto. Por mais genial que um profissional seja, sozinho, vai perder vantagens com relação aos seus concorrentes que estiverem com uma equipe melhor e mais coesa.
Uma alternativa é contratar profissionais para assessorar em certos projetos, eventualmente. Isso acontece muito comigo ajudando meus clientes a "pensar o escritório". Não só porque sou consultor, pois o mesmo ocorre com advogados, arquitetos, engenheiros, entre outros profissionais. Não é somente contratando um novo associado ou empregado que se pode expandir o potencial da equipe. Podemos contratar especialistas (como cada um de nós, certo?) para ajudar em momentos específicos, em certos contratos que demandem um time incomum ou simplesmente para desenvolver negócios de maior valor.
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Há muitas maneiras de crescer. Mas todas integram as duas dimensões: talentos e clientes. É como andar com as duas pernas. E, se quiser andar mais rápido, fica ainda mais prudente fazer isso com equilíbrio. Podemos correr, até pular, mas sempre com as duas pernas.
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