Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Cartas a Lucca

Decidi escrever para meu sobrinho e afiliado. Inspirei-me nas cartas de Sêneca a Lucílio, de Aristóteles a Nicômaco, nas próprias cartas de Platão aos seus discípulos e amigos, entre tantas outras correspondências filosóficas.
Sim, além dos negócios eu estimo muito as crianças, futuro do mundo. E acho que a filosofia (amor e busca da sabedoria) pode servir para ajudá-las a começar a viver. Ao menos ajudou a mim mesmo, quando no início da adolescência eu perseguia a Sabedoria dos grandes mestres de oriente e ocidente nos sebos de Porto Alegre.
Quem sabe esses posts (nova forma das epístolas) possam incentivar muitos outros jovens a descobrir, não só nos livros, mas dentro de si mesmo a melhor maneira de viver. Aí a filosofia se converte em arte, uma arte capaz de produzir a mais bela e potente obra prima: nossa própria biografia.
----
Lucca, a quem é endereçada cada carta, é meu querido afiliado, filho de minha maninha. Mas é também cada criança querida pelos seus pais, padrinhos, tios e avós. Assim, se essas cartas forem compartilhadas para a educação de outras crianças, nós, o Lucca e eu, vamos nos sentir amigos não só da sabedoria, mas destes outros jovens buscadores. E, quem sabe, nos encontremos algum dia!
www.cartasalucca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário