Páginas

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Inspiração

Completando os 3 Is de Conteúdo -Identidade, Impacto, Inspiração- falemos do recurso mais importante de um negócio intensivo em conhecimento: o humano.
Ao contrário de nossa condição, os gestores de RH das fábricas sabem que é muitas vezes difícil granjear a devida atenção para as pessoas. Mas no contexto dos serviços profissionais isso não é assim (ou não deve ser, não pode ser). Pois as pessoas são de fato o cerne do negócio. Não é retórica, é fato. Se vendemos conhecimento, este conhecimento está na cabeça dos profissionais.
E não se trata só de conhecimento. As relações, os contatos, a confiança, são elementos emocionais que também fazem parte dos negócios e jazem em cada um dos profissionais. Cada qual, de acordo aos clientes que atende, de acordo à sua rede de contatos, confere vantagens ao escritório que são inseparáveis dele mesmo como pessoa. Além da cabeça, igualmente o coração importa.
Então, como lidar com a inseparabilidade dos recursos humanos nos negócios intensivos em conhecimento? Gerando inspiração para a equipe que trabalha conosco.
Gerar inspiração é mais do que motivar. A motivação é cíclica por natureza. O que preserva o "magnetismo" do escritório é uma cultura de valores e de alto profissionalismo trabalhada ao longo do tempo principalmente pelos sócios e líderes.
Uma cultura de alto profissionalismo, mais do que motivar, é capaz de viabilizar o sonho que tínhamos quando do início da carreira. Os profissionais do conhecimento têm essas característica: não lhes basta ter uma fonte de renda, querem ser capazes de deixar uma marca. Não lhes basta receber elogios do cliente, querem ser reconhecidos entre os colegas de profissão. Não lhes basta ter um diploma de curso superior ou de pós-graduação, querem ser alvo de prestígio pelo seu conhecimento.
----
Parece esnobe? Pois não é. Simplesmente os profissionais do conhecimento se realizam de um jeito diferente. Sua realização é um estilo de vida, não uma fonte de renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário