Páginas

quarta-feira, 13 de março de 2013

Vencer sozinho?

O típico self made man norte-americano que muitas vezes, numa visão romântica, vence sozinho é inexistente. Quase nada na vida podemos fazer sozinhos. Precisamos de ajuda.
Malcolm Gladwell, no simpático livro "Outliers" (algo assim como "fora de série") argumenta bem sobre o tema, mostrando que na realidade todos que têm sucesso, inclusive os geniais que aparecem nas capas de revista, tiveram apoio. Em alguns casos da família, em outros de colegas.
A amizade é resultado concreto de um esforço de relações humanas, trabalho em equipe e liderança. Assim, precisamos dedicar tempo e energia para gerar laços humanos. E daí poderemos contar com apoio.
Um líder é hábil em criar relações que fortalecem seu poder de realização. Pense numa equação matemática: a quantidade de pessoas que nos apoiam é uma das variáveis. E essa variável multiplica outras tantas (como as suas qualidades pessoais, por exemplo). Se fosse igual a zero, anularia muitas competências pessoais... Se é igual a um, permite que você seja bom. Se for ampliada, pode potencializar sua natural capacidade de realização - na proporção de quantos amigos e parceiros você tem.
Pergunte-se e faça sua lista: quantos são os que acreditam em você e participam ativamente do seu desenvolvimento, da sua carreira? Pergunte-se como ampliar este número e invista nisso, chamando de marketing pessoal ou de outro nome. O importante é compartilhar o que temos, pois mesmo que fosse possível (e não é) vencer sozinho, que graça isso teria? Com quem comemorar o sucesso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário