Páginas

terça-feira, 19 de março de 2013

A maturidade dos liderados

Não é a mesma coisa liderar um grupo de pessoas imaturas e outro com alto grau de profissionalismo. E também não é o mesmo um grupo "médio".
Se o destino nos dá uma responsabilidade de chefiar um grupo de jovens inexperientes, rebeldes, arrogantes, desobedientes e cruéis, teremos de lançar mão de um conjunto de ações (educacionais, inclusive, mas restritivas também) específicas para essa realidade.
Se ao contrário temos à disposição uma equipe de profissionais sérios, preparados, com conhecimento técnico, vontade de fazer o trabalho e com atitude de apoio ao gestor, surge uma outra realidade (não menos intensa). Agora o desafio será fazer uso desses fabulosos recursos que trazem essas pessoas para formar um time de alto desempenho.
Se ocorre de termos um grupo médio (a maioria dos casos?) temos de ter o cuidado de não aceitar o estado de "média". Lembrem-se: a palavra "média" tem o mesmo radical de "medíocre". Assim, nessa situação o desafio é ajudar os integrantes a se conhecerem melhor e poderem despertar de si seus pontos fortes. Para o líder, não é satisfatório um grupo médio...
Seja qual for o grau de maturidade de seus liderados, você, em primeiro lugar, tem de buscar a mais alta maturidade como líder: tornar-se um EDUCADOR. Assim, seja qual for o seu time de trabalho, aqueles que estiverem à sua disposição terão a oportunidade de se tornarem melhores. E se eles não aproveitarem essa oportunidade? Azar deles, perderam sua chance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário