Páginas

quarta-feira, 6 de março de 2013

Para lidar com o futuro

Novamente venho escrever sobre o tema do futuro. É que recentemente conduzi um trabalho com líderes (diretores e gerentes) sobre o tema e, afinal de contas, a administração do tempo é sempre um desafio para os líderes. Logo, eventualmente trato do tema, inclusive em entrevistas...
---
Há um senso comum de que devemos "correr atrás" do futuro que desejamos. Contudo, o senso comum nem sempre (quase nunca!) é o mesmo que o bom senso. O senso incomum é que normalmente é estratégico.
E o incomum é não "ir atrás" do futuro, mas atuar concentrado NO PRESENTE. Pois, se o futuro está sempre "vindo" - afinal de contas, o amanhã vai se tornar hoje, é só questão de tempo - para que ir atrás dele?
A estratégia para lidar com o futuro é uma estratégia de COERÊNCIA. É questão de estabelecer um alinhamento entre o futuro desejado e um comportamento coerente com essa intenção no aqui e agora. É semear para colher.
Eis uma metodologia para atrair o futuro desejado, ou semear o que queremos colher:

1) Distinguir o aleatório do provável. O provável é um conceito matemático. O aleatório simplesmente é o que desconhecemos e ignoramos, ou o que ainda não conseguimos descrever em critérios de probabilidade.
2) Mapear riscos e reduzir a incerteza. Assumir os riscos (ou não) com coragem e intuição; reduzir a incerteza com raciocínio e análise profunda. Visualizar o arranjo de probabilidades que se pode montar na sua íntegra e se comprometer com ele.
3) Definir o comportamento para ampliação das probabilidades de êxito para si, para a equipe e para a organização. Atuar com convicção em cada variável. Garantir o êxito.

QUE VENHA O FUTURO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário