Páginas

terça-feira, 26 de março de 2013

"Ninguém é insubstituível"

Outra frase bem comum no meio empresarial. Já escutei isso de vários empresários comentando sobre algumas conversas difíceis com um ou outro empregado. Eu sempre lhes digo para terem cuidado com esse tipo de comentário.
Essa frase ataca a auto-estima de quem a ouve. É quase uma agressão. Significa que a pessoa não é tão importante assim...
Mas vejamos.
Ninguém significa ninguém, mesmo? Quando dizem isso estão realmente acreditando no que dizem? Pois se for verdade, consideram-se a si próprios substituíveis. Mas isso não é verdade. Nem para um lado, nem para o outro lado. Nem o empregador poderia ser trocado por outro, sem prejuízos, nem o empregado. Há sempre alguma perda.
Quando é feita a troca - seja por demissão, por promoção, ou por qualquer motivo - a configuração profissional/cargo é alterada. A nova pessoa não é igual à anterior. Surgirá então uma nova configuração, totalmente diferente da anterior. Será outro ser humano, com outro temperamento, outro conjunto de competências, outro perfil.
---
"Ninguém é insubstituível"? Mentira, todos somos insubstituíveis. Já que somos todos diferentes, ninguém poderá nos substituir em nosso exclusivo perfil e competências.
Se alguma vez ouvir isso de alguém, fique tranquilo, mantenha sua auto-estima. Se tiver de deixar o cargo, faça isso com dignidade. Você será sempre único e exclusivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário