Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

"Dar o melhor de si"

Além da imagem de esforço e dedicação que vem à mente quando lemos frases como esta, seria prudente refletir sobre seu significado total. "Dar o melhor de si" implica em algumas coisas...
1- Dar, doar, oferecer, são verbos que têm como sentido uma ação altruísta, generosa, cujas consequências não são somente em benefício de quem a executa. É um ato social, que influencia os demais e serve, desde já, como sinal típico dos líderes. Além disso, há que ter para dar.
2- O melhor, não qualquer coisa. Quando alguém joga uma moeda para um mendigo, sem nem olhar nos seus olhos, como se fosse um cachorro, não está dando o melhor de si. Ao menos, quero acreditar que todo o mundo tem algo melhor que isso.
3- De si, é de dentro. É do interior do ser humano, do coração, do mais espiritual e transcendente que se possa encontrar em cada um.
---
"Dar o melhor de si" também exige esforço, dedicação e suor. Contudo, ainda exige conhecer-se (para saber o que temos de melhor) e prestar contas com o que temos de mais humano... toda vez que um mendigo lhe pedir uma moeda lembre-se disso. Ele não tem para dar, por isso pede. Você tem, por isso pode oferecer. E ele não é um cachorro, nem você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário