Páginas

terça-feira, 5 de março de 2013

Trabalhar em Equipe

Descobri que o trabalho em equipe é algo extremamente difícil - ao contrário do que a maioria dos currículos mostra, numa formidável gama de profissionais que são hábeis nisso (basta fazer recrutamento e seleção... dá para ver que todo mundo pensa que tem essa competência).
Na realidade, descobri isso não pela dificuldade com os outros, mas comigo mesmo. Ao perceber minhas limitações, hábitos, tendências e defeitos, vi o quanto deveria ser difícil trabalharem comigo! Daí, deduzi que todos nós temos defeitos assim e notei que essa deve ser uma das competências mais desafiadores de se adquirir e desenvolver. Portanto, criei um método (consultor adora métodos...).

Para trabalhar em equipe:
1. Querer. É necessário, em primeiro lugar, determinar-se fielmente a integrar o grupo, a colaborar, a ajudar. Sem vontade, não dá.
2. Experimentar. Testar as pessoas do grupo e a si mesmo. Não é teste da CIA ou da KGB, é simplesmente conhecer as pessoas e a dinâmica do grupo empiricamente. Para isso, temos de nos dar ao direito de fazer essa exploração. É super divertido e curioso, pois o comportamento humano é muito complexo e a cultura dos grupos ainda mais.
3. Aprender a atuar nesse grupo. Ganhar conhecimento e domínio sobre como se relacionar com cada integrante, bem como entender a identidade, o espírito que anima a equipe. Cada grupo tem sua marca. Com um pouco de tempo, dá para registrar técnicas de aproximação, argumentação, questionamento, etc. adequadas para atuar especificamente nessa equipe.
4. Curtir a história. Todo grupo acumula histórias com o passar do tempo. O último passo então é se divertir com a experiência que esse grupo confere, que será sempre única e singular. Só quem dele participa pode vivenciar estes fatos. Surge também, além dos fatos, uma mitologia de grupo, que sustenta os valores e símbolos dessa equipe e que serve inclusive ao líder como meio de trabalho, naquilo que se conhece como Gestão da Cultura Organizacional.

Mas em caso de o grupo ser de pessoas chatas, limitadas, prepotentes e orgulhosas, fuja dele, é um grupo do mal. Só reflita antes para ver se você mesmo não é assim. Se for, pode ser que estejam querendo fugir de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário