Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Primus inter pares

Liderar profissionais do conhecimento é um desafio complexo. Advogados, arquitetos, contadores, engenheiros, analistas de software e demais profissionais de TI, publicitários, médicos, educadores, entre tantos trabalhadores da moderna economia da informação, compõem grupos cuja liderança se estabelece muito além das nomenclaturas de cargo e organograma.
Há autores, como a inglesa Laura Empson, da Cass University, que fizeram estudos bem detalhados sobre como são as relações entre os profissionais em um escritório. Ela, com seu conceito de "constelação" sugere que há muitas "estrelas" envolvidas. E é assim mesmo, pois com ou sem arrogância, a verdade é que estes indivíduos ostentam competências super especializadas. São, portanto, as estrelas do negócio.
Já em Aligning the Stars, Tierney e Lorsch mostram essa inevitável condição, onde essas estrelas precisam estar alinhadas entre si, com os objetivos do escritório e as necessidades dos clientes. Não é fácil alinhar profissionais cuja criatividade, autonomia e auto-suficiência conformam suas principais qualidades...
Maister, o guru dos professional services em seu livro First Among Equals (primeiro entre iguais) dá uma dica fantástica: para liderar profissionais do conhecimento há que ser uma referência moral entre eles. Mais colegas do que subordinados, o líder influencia por ser um modelo a ser seguido e deve evitar utilizar o seu cargo de chefia (se é que o tenha) como argumento para coordenar a equipe.
----
Extrapolando este assunto para a vida em sociedade, não seria bom se todos nós tentássemos ser um modelo moral e uma referência de princípios e de virtudes para nossos amigos, familiares e colegas? Ao invés de ostentar cargos, dinheiro, posses e objetos, poderíamos ostentar a bondade, a beleza interior e a fortaleza ética. Isso seria bem aceito, penso, entre as outras estrelas... Afinal, somos todos capazes de brilhar, todos temos um potencial especial. Que tal dar exemplo de que isso é possível?
Este é um desafio para você, líder: seja o primus inter pares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário