Páginas

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Gente Inteligente

É agradável estar acompanhado de gente inteligente.
A inteligência propicia assunto para conversas, estímulo para a generosidade e incentivo contra a mediocridade. Tornamo-nos melhores pela convivência com gente assim.
E pode acontecer em presença física. Pode ser pela interação no trabalho, na família, na universidade, entre amigos num evento social.
Pode acontecer à distância, como ao telefone, skype, whats up, ao assistir uma entrevista, documentário ou programa cultural.
E pode, ainda, se desenvolver no imaginário, quando é o caso de estarmos acompanhados de personagens de filmes (no cinema, em companhia de centenas de outras pessoas), na leitura de um bom livro, escutando a música predileta ou andando pelas ruas de uma cidade com história milenar...
À companhia de gente inteligente, eduzimos a nossa própria. E a evidência de que nós nos tornamos gente assim é a expressão de um comportamento pletórico de virtudes - coragem, humildade, solidariedade, justiça, amor, respeito, sinceridade, e tantas mais.
----
Sempre opte pela companhia dos bons. Essa era a dica de Sêneca, Cícero, e tantos outros. Num mundo aonde isso pode até ser raro, há que fugir do mal. E isso requer inteligência a toda hora. Precisamos, cada vez mais, de gente inteligente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário