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sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Serving is Selling is Serving

David Maister, o guru dos serviços profissionais, diz que vender e atender o cliente são a mesma coisa.
Interessante o ponto de vista para muito de nós, profissionais do conhecimento, que muitas vezes não nos sentimos à vontade com a ideia de ter de vender a nós mesmos. Por mais que se diga que não é vender a si mesmo, mas as suas competências, é comum o desconforto no processo de desenvolvimento de novos clientes...
No seu livro "The Trusted Advisor" (algo como "o conselheiro de confiança") o autor afirma que quando queremos vender nossos serviços, precisamos oferecer uma espécie de amostra grátis ou test drive. Uma vez que o cliente experimente um pouco do trabalho, vai querer contratar. Da mesma forma, quando estamos atendendo o cliente durante um contrato, prestando o melhor serviço que pudermos, estamos simultaneamente fazendo marketing e despertando o interesse do cliente por novas contratações. Para Maister, serving is selling is serving (atender é vender é atender).
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E lembre-se que "to serve", numa tradução literal, é servir. E servir é uma virtude toda especial quando tem a conotação de ajudar, ser útil para outras pessoas, fazer algo bom. Daí poderíamos até parodiar dizendo que ajudar é vender é ajudar.

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