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quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Liderança em serviços profissionais

Os chamados serviços profissionais - numa tradução livre do inglês "professional services" - se refere ao grupo integrado por advogados, engenheiros, arquitetos, contadores, profissionais de software, dentre outros tantos que usam de um conhecimento altamente especializado nas suas atividades. Daí que a interação com seus clientes é diferenciada, a percepção de valor de seu trabalho é pouco visível, a dificuldade em conquistar novos contratos é grande e a justificativa dos seus honorários pode ser um problema. O intangível é a principal característica deste contexto de liderança.
Assim, os líderes nestes ambientes intensivos em conhecimento precisam de uma preparação ainda mais especializada. Seus times de trabalho normalmente são muito autônomos, com bastante iniciativa e com desempenho proporcional, muitas vezes, à sua liberdade de atuação e expressão. A criatividade é fator cotidiano para a prestação dos serviços e o atendimento aos clientes requer habilidades de comunicação (oral e escrita) que muitas vezes não integra a maioria dos cursos de formação, muito técnicos, e pouco alinhados com a prática gerencial destes escritórios.
A dica inicial é buscar o entendimento dessas idiossincrasias e voltar a atenção dos gestores para a necessidade de desenvolver competências próprias da liderança neste contexto. Liderar profissionais do conhecimento não é o mesmo que supervisionar equipes de "chão de fábrica". Cada qual com suas particularidades, cada qual com seus desafios.
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A liderança em serviços profissionais será tema de uma palestra comigo ainda neste ano. Fique atento à fanpage do Liderata - Programa Aberto de Formação de Lideranças, para saber da programação.

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