Páginas

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Resignação?

Os filósofos da escola estóica - famosos pelo seu rigor e disciplina - visavam uma moral viril e de força frente às dificuldades da vida. Consideravam que as circunstâncias deviam ser aceitas e todo sofrimento pertinente, absorvido. Numa sorte de indiferença ante a dor, sem afetar-se (apathia), recomendavam manter a calma e a serenidade (ataraxia) e seguir adiante.
Mas isso depende também de escolhas, pois o que se espera é que cada um aceite as consequências de suas escolhas, resignados, porém determinados e potentes frente os desafios. Ou seja, devemos, antes de mais nada, escolher quais desafios vamos querer sustentar nossa presença e continuidade. Não se trata somente de fortaleza interior para aceitar as dificuldades, mas eleger conscientemente se é isso que queremos para nossas vidas. Assim, antes de ser estóico no sofrimento, seja na determinação da sua vida!
A resignação só é virtude quando estamos conscientes do que queremos. Tudo na vida tem um preço, exige um esforço. Mas somos tão livres para aceitar isso como para definir nosso caminho.
-----
Superar as dificuldades é muito bom e compensador. Melhor ainda é fazer isso sabendo que a causa é justa, boa e verdadeira. Afinal, os estóicos eram também platônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário