Páginas

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Não é ser o melhor, mas estar melhorando.

Das centenas de definições que lemos sobre que é sucesso - na vida profissional, por exemplo - uma chamou-me a atenção em particular. Do livro "Maximize your Potential" de Jocelyn Glei, editora chefe do 99u quando ela diz que "Sucesso não é sobre ser o melhor (the best). É sobre estar sempre tornando-se melhor (becoming better)". E a autora complementa sua constatação com algumas perguntas para refletirmos:
- você consegue sair de sua zona de conforto?
- pode aprender com os erros?
- criar/construir novas habilidades?
Ela também menciona que desenvolver o próprio potencial demanda dedicação, criatividade e uma boa dose de esforço.
Bem, eu concordo com tudo isso em gênero, número e grau. Acho que todos nós temos no próprio potencial a felicidade, a realização e o sucesso. E concordo ainda que isso não virá de graça, requer esforço e dedicação. E fica mais fácil, penso, exercitar isso com uma perspectiva de estar sempre aprendendo, fazendo pequenas melhorias (o kaizen dos japoneses...), vivendo e acumulando experiências novas, passando pela vida como um caçador - como dizia Carlos Catañeda, em constante espreita.
----
Você não precisa querer ser o melhor. Na realidade, todos somos já o melhor que podemos ser no instante em que pensamos nisso. E logicamente podemos ser ainda melhores... Basta considerar isso tudo como um processo, um fluxo, um movimento e não um meta estática, um estado definitivo, um objetivo final.
Enfim, desejo que você esteja sempre melhorando. Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário