Páginas

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Por princípio? Então tá.

Uma vez, conversando com o presidente de uma empresa, falei que minha decisão se justificava pelos meus princípios, não por outro motivo. Ele disse: ""Por princípio? Então tá". Ou seja, ele sabia o que significava isso. Mas poucos sabem...
A ética é muitas vezes dividida em deontológica e teleológica. À última, relaciona-se as finalidades e objetivos dos homens. À primeira, trata de deveres definidos por princípios que servem para orientar o comportamento, independente das circunstâncias.
Podemos afirmar nossas vidas em base a fundamentos morais inquestionáveis e não negociáveis. E lutar, sempre, para que as circunstâncias não nos dobrem. Não abrir mão disso. E por que não o contrário, até Seguindo a sugestão de Maquiavel para o Príncipe: inclinar a natureza (Fortuna) à sua vontade e virtude.
E, vejam! Logo ele, Maquiavel, famoso pela sua frase de que "os fins justificam os meios", omitindo um dos três elementos do silogismo, justamente os princípios. Acontece que muitas vezes os princípios morais ficam implícitos... Eu acho que seria hora de cada um ter isso bem explícito para si mesmo.
----
Dica: sempre que tiver uma escolha difícil de fazer, busque apoio em si mesmo, nos seus pilares morais, naquilo que você acredita como certo, bom e verdadeiro.
Pois, certamente, a sua consciência vai argumentar na hora de deitar a cabeça no travesseiro: Por princípio? Então tá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário