Páginas

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Solucionar Problemas

Uma das coisas mais triviais da vida é ter problemas. Um líder, em qualquer contexto (empresa, hospital, esporte, exército, universidade, governo, etc.), terá ainda mais problemas - em quantidade e complexidade - uma vez que se somam os seus, individuais, e os dos seus liderados, cuja responsabilidade lhe cabe também. Assim, algumas palavras sobre a solução de problemas para as lideranças:
- primeiro, aceitar o problema. Não evitar ou cair no mecanismo de defesa da negação.
- segundo, concentrar-se, isto é, não dispersar energias com ansiedade, nervosismo, impulsividade, etc. garantir que se está centrado e firme interiormente para avaliar o problema e a situação.
- terceiro, usar da dupla habilidade (racional-intuitiva) para entender o problema e começar a desenhar a solução. É possível que surjam várias alternativas, mas todas devem ser analisadas com dados e fatos (bem racional) junto com o feeling da voz interior (bem intuitivo).
- quarto, finalmente, fazer escolhas, tomar decisões. As coisas só se movem quando tomamos decisões.
- quinto, agir com prudência, acompanhando como o cenário se modifica a cada passo. Ver a relação de ação-reação com as pessoas envolvidas e demais elementos presentes. Observar o karma, como diriam os filósofos hindus.
- sexto, visualizar a superação do problema. Há que aceitar o problema, entretanto também temos de nos acostumar a superá-lo. Não é para ficar apegado a ele!
- sétimo, comemorar. Pois é muito legal solucionar problemas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário