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segunda-feira, 7 de março de 2016

Sendo mais que uma simples raposa

Ser tudo para todos normalmente leva a ser nada para ninguém. Esta frase é dura, mas por demais verdadeira.
Um profissional medíocre -isto é, que está na média- pode se qualificar e tornar-se, daí, um bom profissional. E um bom profissional pode ser mais do que bom. No entanto, para isso, vai precisar entender um pouco sobre branding.  Pois veja: nós consideramos alguém mais do que bom se, e somente se, conseguimos ver nessa pessoa algo que a destaque da multidão. Sim, é uma questão mais de marketing do que de conhecimento técnico.
A dica essencial é definir-se: quem você é e o que oferece de valor? Quais os seus diferenciais? Como se posiciona no mercado? O que seus clientes ganham ao contratar você que ninguém ou poucos poderiam oferecer?
Não importa se você é autônomo, um profissional associado ou sócio de um escritório. Importante é deixar claro para seus clientes e seus colegas que é que o destaca da multidão. Aonde você é excelente e não apenas bom? O desafio normalmente é de abrir mão de certos trabalhos. Estratégia é mais um questão de decidir o que não fazer do que o que fazer.
Cativar pessoas significa tornar-se especial, sair da multidão, ganhar um rosto, deixar de ser parte da massa. Implica em escolher com quem queremos nos relacionar.
Alguns não vão gostar, talvez. Isso pode ser bom. As grandes marcas geram amantes e odiosos. Nunca indiferentes.
E dá trabalho. Requer um esforço continuado de comunicação com mensagens claras sobre quem somos e quem não somos. Aos poucos, vamos encontrando aqueles que nos são afins. A chave é a consistência da mensagem ao longo do tempo.
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De Saint Exupéry: A raposa ensinou ao pequeno príncipe como ele deveria cativá-la. Assim, ela deixaria de ser mais do que uma simples raposa para ele. Tornar-se-ia, então, especial.
Reflita sobre sua marca. Veja como comunicá-la. Cative seu público-alvo. Torne-se mais do que um bom profissional.


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