Páginas

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Novos líderes

Queremos seguir novos líderes. Essa é uma constatação que tive após comparar as reclamações de clientes, amigos, familiares e, claro, as minhas próprias.
Não acho que a proposta anarquista -sem lideranças- possa suprir nossa carência
Não acho que a proposta comunista -de que somos todos iguais- seja real, pois em verdade somos todos diferentes.
Não acho que o capitalismo -sociedade direcionada pelo consumo- seja a equação final.
Nem penso que podemos nos dar ao luxo de aceitar somente os paradigmas que estão aí; nem estes que mencionei, nem outros que você possa ler pela internet: hiperdemocracia e companhia limitada.
Sinceramente, vejo que nossa ânsia por novos líderes se resolve na conjunção do atemporal com a situação dada. Para mim a solução é trazer o humanismo de volta (sim, com preponderância em relação à tecnologia!) e voltar a ler Platão e Confúcio. Tudo isso aplicado ao mais cotidiano de nós.
----
Que será que os mestres do passado diriam se vivessem no presente? Talvez dissessem: precisamos de novos líderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário