Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2016

Assim é correto

Diferente do que muitas vezes escuto, a palavra assertividade tem como significado uma espécie de convicção, auto-afirmação, certeza ou firmeza de atitude. Não, não tem a ver com "acertar" (note que a primeira é com duplo 's' e a segunda é com 'c').
A questão é que podemos ver líderes errando com muita assertividade... E, claro, também ocorre de alguns acertarem com alguma hesitação.
A vaidade é um defeito grave para um líder, pois ele pode se mostrar muito assertivo no que fala, mas sem nenhum valor no que diz. Um pouco de humildade permite desenvolver uma natural auto-afirmação, porém buscando sempre, com prudência, a linha de ação correta para o grupo.
Não tenha receio de perguntar, pedir ajuda, compartilhar, trocar ideias com sua equipe, com seu chefe (se tive um) e com outros líderes. O que importa é, sem deixar de ser afirmativo, construir a melhor decisão aos poucos, sem individualismo. Para o bem de todos.
E, veja, se apoiado em sua atitude assertiva você consegue cativar as pessoas para se comprometerem junto com você, bem, isso é liderar!
Melhor que que ser assertivo é acertar. Melhor que acertar sozinho é acertarmos juntos.
----
Os dois 'ss' do assertivo se conjugam melhor quando o caminho escolhido também for o correto. Aí acertamos na decisão, com 'c' mesmo. Assim é correto.
Em tempo: a palavra "acertividade", com 'c', simplesmente não existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário