Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Internacionalização

Há alguns anos aprendi o conceito de internacionalização de empresas. Refere-se não somente à exportação, mas à capacidade geral de competir no cenário mundial. Exportar é parte disso, porém não completa a definição. Há empresas que sim, exportam, no entanto carecem de maturidade gerencial; há empresas que importam, embora não aproveitem outras possibilidades do mercado global.
Que é internacionalizar um negócio? É desenvolver uma estratégia que não se limite às fronteiras do país de origem. É atuar no mundo, estando aonde estiver a sede do negócio. Em itens:
- exportar;
- importar;
- cooperar com outras organizações em termos de pesquisa, desenvolvimento e inovação;
- criar parcerias comerciais;
- recrutar e selecionar profissionais com visão internacional (eventualmente estrangeiros, mas não necessariamente);
- chegar a uma maturidade de gestão equivalente (ou superior?) aos concorrentes do mercado internacional;
- formar lideranças capazes de fazer tudo isso, ajudando a criar uma cultura global e preservando o negócio no logo prazo.
Sobre este último item: parece que é um dos menos trabalhados nas empresas... que pena. Pois é este último que viabilizaria facilmente todos os demais. Quer um negócio internacional? tenha líderes globais.
----
A GrandiGaray vai entrar na onda da internacionalização também. Através do Liderata, nosso programa de formação de lideranças, convidamos os sócios de negócios intensivos em conhecimento a participar deste desafio. Venha conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário