Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Seguir o cargo ou a pessoa?

Autoridade, do latim auctoritas, se define pela capacidade que o líder tem de influenciar as pessoas.
Quanto mais autoridade, mais os liderados respeitam e, eventualmente, admiram o seu líder.
No exercício da liderança, é legítimo apoiar-se no cargo, mas não é o melhor. Sem dúvida que, como líderes, queremos que as pessoas nos sigam pelo nosso poder moral e não porque possam ter manchas suas avaliações de desempenho; ou porque queiram delas tirar proveito. Então, o primeiro argumento é bem simples: como líderes, gostamos que gostem de nós, mais do que nos temam.
O segundo argumento é mais idealístico, cultivado pela esperança de vivermos num mundo melhor. Acho que todos concordamos que precisamos de melhores líderes - na empresa e na sociedade. Como liderados, queremos seguir pessoas cujo comportamento nos dê orgulho de fazer o que fazemos, mais do que simplesmente cumprir ordens.
Como construir autoridade? Trabalhando mais, conhecendo mais, servindo mais. Seja o exemplo de profissional que você quer para toda sua equipe. Faça com que eles sigam a pessoa, não o cargo.
Pode ser, até, que queiram segui-lo caso seja promovido, caso mude de área, caso mude de empresa. Essa seria uma bela evidência de que você construiu uma autoridade que transcende as premiações e punições que possam suscitar o seu título organizacional.
----
Lembre-se: caso precise lançar mão do crachá para dar ordens, ok, é legítimo. Mas saiba que as pessoas estão seguindo o cargo, não a pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário