Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Modelo militar

Não cheguei a servir no exército. Embora hoje, penso, se voltasse atrás no tempo, não abriria mão dessa experiência. Escuto às vezes algumas críticas ao modelo militar e acho que estão equivocadas.
Dizem que a liderança militar só é própria dentro de um paradigma de guerra. Isso é falso. Na verdade, a maior parte da vida militar é na paz. Apesar de que preparam suas equipes para situações beligerantes, a grande parte da vivência nessa organização é antes da guerra e, para a maioria, sempre fora dela. Ainda assim, o exército funciona de modo eficiente e econômico há milênios. Se o tempo serve como teste, é uma organização que merece um olhar interessado de todo aquele que se pretende como um líder.
Talvez os maiores erros cometidos pelos militares - segundo podemos interpretar da história da humanidade - é após a guerra. Parece que são muito preparados para funcionar antes e durante os conflitos; no entanto, não são treinados para gerir o pós-guerra. Pesquise os casos relacionados no século atual, bem como no anterior. Fica fácil de constatar isso.
Também vemos os abusos das ditaduras militares como argumento contrário ao modelo militar. Mas são abusos. E também o é a aplicação de princípios marciais aos civis; isso é injusto.
Entretanto, acho que podemos "salvar" o tema quando recolhemos dele o melhor e a disciplina é a grande virtude do exército. Qualquer organização precisa de ordem, do contrário não poderá sequer ter essa denominação (organização sem ordem?). Descartados os exageros e as impertinências, parece que para todo líder a emblemática postura do militar pode sim ser uma referência.
Cada qual com seu uniforme. Mas os bons líderes têm uma inspiração guerreira... Desde os kshatryas da antiga Índia, passando pelos espartanos, os legionários romanos e os fuzileiros navais, quem pode duvidar da potência do modelo militar?
----
Vivi através das artes marciais um pouco dessa disciplina guerreira. Recomendo a todos. Pois ao contrário da violência imaginada pelas pessoas que não têm a experiência, as (verdadeiras) artes marciais ajudam a controlar, diminuir e eliminar a violência.
Liderança e disciplina andam juntas. Assim como líderes e liderados, compõem um mesmo fenômeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário