Páginas

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

O Melhor de Si

Quando o treinador diz, olhando no olho do seu discípulo, "vai lá e dê o seu melhor", está lhe dando uma chave para a vida. Não somente no que se refere a um torneio ou exame, dar o melhor de si é conselho certo. Para tudo que fazemos -no trabalho, na universidade, entre amigos- o propósito geral de ser impecável é a forma segura para o êxito.
Em verdade, o êxito deixa de ser, deste modo, uma questão de resultados. É como a palavra "convicção", do latim, que significa estar com a vitória. O convicto já venceu, pois entrou acompanhado da vitória. Não importa o resultado. O fato de dar o melhor de si, de coração, concentrado, já é vitória total.
Como não sabemos o que há depois de cada momento, como não podemos ter certeza sobre o futuro, a única possibilidade de domínio é estar muito presente, de corpo e alma. Estando cem por cento atento, ligado, senhor do que se está fazendo no agora. Assim pode-se oferecer o melhor de si. E é o que fazem os homens e mulheres de sucesso.
Mas é necessário saber o que temos de melhor, não? Pois, para dar algo, temos de saber que é isso. Deste modo, dar o melhor de si implica em conhecer-se também. E não é algo que se faz antes. É durante. Ou seja, enquanto nos esforçamos, aprendemos sobre nossas limitações e corrigimos erros. Vamos ganhando mais conhecimento do que temos dentro de nós e, por conseguinte, tornamo-nos capazes de fazer ainda mais.
Dando o nosso melhor, aprendemos sobre o que temos de melhor. Sabendo o que temos de melhor, podemos dar o nosso melhor. Um ciclo virtuoso.
E nas repetições dos dias isso se acumula e se reforça numa espiral de crescimento... É belo, sim. E é extremamente prático também.
----
E como dar início a este ciclo? Não adianta ficar parado pensando... Vai lá e dê o seu melhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário