Páginas

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Cuidado com o "certinho"

Entre os budas e os imbecis, está a grande maioria das pessoas. Somos nós, os prosaicos caminhantes das ruas das cidades, os comuns trabalhadores do dia-a-dia. Somos os líderes e os liderados, os empresários e os empregados, os sócios e os associados. Por vezes, até invertemos papéis. Por vezes os compartilhamos. Não importa. Estamos todos aí, mais ou menos no mesmo barco.
Há os sábios e há também os idiotas. Agora, há que considerar que afora essas exceções, a grande maioria tem seus defeitos e tem suas virtudes. Gente normal. Seres humanos. E quem queira ser "certinho" perde a referência de sua própria natureza. Talvez a negue até, perdendo com isso justamente a possibilidade de ser melhor a cada dia.
Não é o mesmo ser perfeito e estar aperfeiçoando-se. Um filósofo, por exemplo, não é um sábio, mas um buscador da sabedoria. Um bom líder, não precisa imaginar-se invencível, mas um determinado buscador da vitória. A humildade é própria dos que conscientemente lutam contra suas limitações e fortalecem seus qualidades. O "certinho", amiúde, é vaidoso.
Cuidado! Seja você mesmo, não se deixe estereotipar. A autenticidade é por si só uma virtude. Podemos, sim, ser melhores e aperfeiçoar nossa conduta. Mas com naturalidade, com simplicidade.
----
Você conhece alguém que se esforça para ser "certinho"? Ajude-o, pois é mais provável que precise de orientação do que possa dar direção aos outros. Por que ele não se conhece o suficiente. E quem não se conhece, não pode (ou não deve) liderar. Assim dizia Platão. Eu, com toda modéstia (e apesar dos meus defeitos), assino embaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário