Páginas

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Identidade

Quem sou, de onde vim, para onde vou? Essas questões aplicam-se também aos negócios, não só às pessoas. Se você é sócio de um escritório de serviços profissionais, preste atenção. Este é mais um dos conceitos que compõe o Modelo dos 7 Is e que pode ajudá-lo a ter uma correta estratégia de crescimento.
Definir a identidade do negócio é requisito para saber quais são os clientes que realmente nos interessam. Lucratividade, coerência, capacidade de entrega, possibilidade de gerar cases de sucesso. Tudo isso fica facilitado quando trabalhamos para clientes que se alinham à nossa essência. Para tanto, temos de saber primeiro quem somos.
Algumas perguntas direcionam essa tarefa: como nos posicionamos no mercado? Qual é nosso negócio e nossa missão? Qual é a nossa proposta de valor? Que valores nos distinguem? Que imagem queremos transmitir? Como devemos construir nossa reputação? Que diferenciais oferecemos?
Além de orientar os esforços de marketing e desenvolvimento de novos clientes, uma identidade clara e bem construída ainda ajuda a atrair e reter talentos. Já que os profissionais são os recursos mais valiosos dos serviços intensivos em conhecimento, é fundamental poder lhes dizer qual é nossa visão de futuro, onde eles podem crescer e como realizar sua carreira conosco.
Transformar conhecimento em valor é a promessa geral de advogados, arquitetos, engenheiros, entre outros dos professional services. Muitas vezes fica difícil ver com clareza quais os resultados que se obtém com o trabalho proposto. Precisamos saber explicar nossos serviços em detalhes e com objetividade para suprir essa lacuna que muitas vezes leva as negociações de novos contratos para a simples discussão de honorários. Uma vez não compreendido o valor, a sensibilidade a preços aumenta.
----
Tangibilizar o intangível é um grande desafio. Definir uma identidade clara é a solução. Vai ficar mais fácil explicar o que vocês fazem e cobrar os justos honorários para lhe contratarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário