Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2015

O Essencial

Excelente o livro de McKeown, traduzido para o Brasil como "Essencialismo - a disciplinada busca por menos". O cara volta ao fundamental tema do que é vital dentre o muito que é trivial. Palavras dele. E para você, o que é essencial?
O mundo de hoje oferece-nos tantas opções que as pessoas tendem a sentir-se ansiosas, como se fosse imperativo testar e provar todas elas. O mundo tem também uma saraivada frequente de opiniões sendo emitidas sem muita responsabilidade. Opções e opiniões: as duas coroas do contemporâneo.
Mas como eleger o que realmente fará a diferença. Como fazer menos para se dedicar ao mais importante? O autor de "Essencialismo" propõe refletir sobre em que podemos dar nossas melhor contribuição. Isso me lembra do conceito arcaico grego de Areté, a excelência da alma. Tornar-se excelente em algo é o que permite deixarmos nossa marca, fazermos algo de verdadeiramente importante.
Sem delongas, o que nos indica quando estamos fazendo e vivendo o essencial? Sentimos entusiasmo. Os dias, as horas e os minutos são plenos. O contrário, logo, indica que estamos presos às trivialidades e dispersos pela movimentação do cotidiano - muitas vezes, nestes casos, determinado pelos outros (clientes, chefe, colegas, familiares etc).
McKeown aponta a dura verdade: é uma fantasia achar que temos de fazer tudo, que não podemos dizer não para nada, que temos de assumir toda e qualquer atividade. Isso não é eficiente, é ineficiente.
Pitágoras, Platão, Sêneca (e o nosso contemporâneo Domenico De Masi), têm sugerido que precisamos ter tempo para a filosofia - refletir e viver em profundidade. Se nos espalhamos em milhares de direções, não sobra tempo, nem energia, para quase nada. E o tempo passa, inexorável, arrastando tudo...
----
Um bom líder dá o melhor exemplo. E não só um exemplo técnico, de trabalho, de tarefas. Um exemplo de vida. Faça escolhas optando pelo que é essencial e ajude seu time a fazer o mesmo. Todos terão mais alegria. Terão também mais eficiência, mais produtividade. E mais tempo para a filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário