Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Você tem tido tempo para respirar?

Desde a década de 30, no século passado, estudiosos falam sobre o valor do conhecimento e a tendência do futuro do capitalismo. Há muitos anos, o famoso economista austríaco Hayek falava sobre a economia como sendo um fluxo de comunicação e aquisição de conhecimentos. Peter Drucker apresentava ao mundo empresarial suas idéias sobre o trabalhador do conhecimento. Somam-se os japoneses Nonaka e Takeuchi, com seu famoso livro sobre construção do conhecimento na empresa, o sociólogo Castells, o pesquisador de Harvard que fala sobre a sociedade pós-industrial, Daniel Bell, o futurólogo Alvin Toffler versando sobre a Terceira Onda e tantos outros...
Minha tese é que não só precisamos de atenção para este fato, mas precisamos de TEMPO também. Não é possível dedicar-se à produção de conhecimento sem termos o devido tempo para alocar nisso. Se nos limitamos a "fazer o operacional", tocando as atividades do dia-a-dia como máquinas, o fator humano da inteligência e a decorrente geração de idéias e soluções fica dificultada.
Você, líder do século XXI, protagonista de uma nova sociedade em uma nova economia, quanto tempo você consegue dedicar a pensar, além do fazer?
É certo que podemos pensar enquanto fazemos (como também podemos respirar enquanto caminhamos); entretanto, não fica evidente que nossa carga de trabalho e nossa pressa - grande terror das cidades contemporâneas - atrapalha bastante o exercício da reflexão, da abstração e da criatividade? Não é simples de perceber que precisamos, de vez em quando, parar para respirar melhor?
-----
Economize seu tempo por que estamos na economia do conhecimento. Tempo e conhecimento são ativos intangíveis fundamentais para os negócios. E são altamente voláteis, como o fogo e o próprio ar que respiramos. Você tem tido tempo para respirar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário