Páginas

segunda-feira, 6 de abril de 2015

"Sacrifique um Galo a Esculápio"

Essa é a última frase de Sócrates, após beber a cicuta, prestes a deixar o mundo dos vivos. Que significa isso?
Muitos pesquisadores, estudiosos, hermeneutas e historiadores tentaram e ainda tentam interpretar este pedido final do grande filósofo grego aos seus discípulos. Há muitas versões. Vou dar a minha.
A morte - como o mesmo Sócrates ensinava, de acordo aos escritos de Platão - não é um fim total. E após ser condenado pelos Atenienses a beber o veneno que lhe tiraria a vida do corpo, Sócrates continuou insistindo de que não abriria mão de suas convicções para escapar da morte. A vida dele foi, até o último suspiro, uma homenagem inteira ao que o ser humano pode fazer de melhor: lutar para ser quem é, conhecendo-se mais e mais, expressando suas possibilidades interiores no mundo, no dia-a-dia. Ele lutou na guerra quando teve de lutar, dialogou com as pessoas na ágora quando teve de dialogar. E nunca se furtou de dar o melhor de si, com coragem e pureza. Nunca deixou sua autenticidade. Sempre cultivou uma íntegra expressão de seu ser.
Belo exemplo para todos nós. Em especial, para quem quiser liderar outras pessoas em empresas e organizações onde o cotidiano pode tentar engolir a lucidez. Basta de submissão! O poder do indivíduo está em não aceitar suas dúvidas e sua ignorância como limites...
Viver é limpar-se de todas as máscaras e de todos os medos. A vida é honrada quando podemos enfrentar desafios e vencer provações, superar limitações. Vivemos de verdade quando aproveitamos o tempo para nos tornarmos quem realmente somos, podendo então oferecer ao mundo o que temos de melhor.
----
Se você quer assumir sua vida como um líder consciente e voluntarioso, lembre de Sócrates. Faça a purificação de todas as suas fraquezas e debilidades. E ensine e ajude os seus liderados a fazerem-no também. A vida é oportunidade de cura dessa doença chamada por tantos nomes: medo, impotência, dúvida, etc. Vitória é limpar-se disso tudo. A vida de Sócrates ilustra essa possibilidade humana.
Esculápio era um antigo deus da cura. Possamos nós cultuar essa divindade também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário