Páginas

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Descanso Apoteótico

Descansar é uma das melhores coisas da vida. Mas só se descansa após cansar. E o descanso é tão bom quanto bom foi o cansaço. Me explico...
Sabe quando chegamos em casa exaustos, cheio de satisfação pelo dever cumprido? É ou não é diferente do que chegar cansado sem nenhuma alegria? É que o dia pode ter sido chato, enfadonho, desgastante até. Mas quando ocorre de fazermos muitas coisas, num ritmo fluido e quase alucinante, movimentado e ainda assim harmônico, sentimos outra forma de cansaço. É o cansaço estóico, do guerreiro, cheio de heroísmo, pletórico de sentido. Gostamos dele. É quando nos sentimos ganhando tempo. É quando temos a vida nas mãos. Tornamo-nos donos de nós mesmos.
Você consegue se cansar assim?
Não importa que as outras pessoas não o entendam por isso, importa apenas que você se sinta bem com o seu cansaço. Como numa épica vida, feliz, podemos imaginar o poeta cantando `a Musa para relatar nossos feitos. É quando nos tornamos mito, para nós mesmos.
----
Você pode cansar feito um herói que realiza a sua saga? Se sim, seu descanso será ainda mais prazeroso. Será apoteótico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário