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quinta-feira, 2 de abril de 2015

Estratégia para Serviços Profissionais

Os serviços profissionais - aqueles de alto valor agregado e intensivos em conhecimento - pedem uma adaptação para o uso dos conceitos e técnicas gerenciais convencionais. É preciso "pensar fora da caixa" da indústria de transformação, das fábricas e das máquinas; e pensar "dentro da caixa" de um novo contexto, onde a criatividade, o insight, a especialização, a experiência, entre outras coisas, são muito mais relevantes.
Para quem quer começar o seu negócio com estratégia: profissionais liberais, autônomos, freelancers, formandos ou recém chegados ao mercado de trabalho com um cartão de visitas na mão e um escritório (home office, claro). Para quem tem já um escritório consolidado, com uma certa carteira de clientes, com um faturamento crescente e com algum reconhecimento no mercado. Para quem já divide, com outros sócios, uma estrutura maior, com equipe de profissionais e larga experiência, com invejável carteira de clientes e com alto prestígio e recebendo constantes indicações.
Para todos vocês, a dica é a mesma. Considerar que há uma necessidade de trabalhar sobre 3 elementos fundamentais, os 3 Is: Intangibilidade, Interatividade e Inseparabilidade.
- Como nosso negócio lida com ativos intangíveis, precisamos tangibilizar isso numa clara mensagem para nossos clientes e para nós mesmos, isto é, definir a IDENTIDADE - quem você é, o que oferece, quais seus diferenciais, como seu conhecimento proporciona valor, qual o seu cliente ideal, quais são os segmentos em que deve atuar, etc.
- Como nossos serviços dependem sempre da interação com o cliente, precisamos educar e desenvolver um relacionamento de confiança para garantir IMPACTO - viabilizar ganhos e benefícios evidentes para gerar novos cases e conseguir indicações para mais clientes.
- Como nosso conhecimento é altamente especializado e inseparável das pessoas, para criar uma equipe de profissionais fiel precisamos de INSPIRAÇÃO - fazer com que aqueles que trabalham conosco, sócios ou associados, seniores ou trainees, estejam alinhados e falem a mesma língua, motivados por realizar o sonho do escritório (muito mais que ganhar dinheiro, deixar uma marca!).
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Os serviços profissionais no Brasil estão muito aquém do grau de maturidade de outros países, como EUA, Canadá e Europa em geral. Temos de mudar isso com estratégia.
Você,  jovem de 18 anos (ou mais, em geral...), Advogado, Arquiteto, Consultor, Engenheiro, Contador, Tecnólogo, Publicitário, Designer, Economista, Profissional de Software, una-se a esta causa. O Brasil precisa de você.

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