Páginas

segunda-feira, 16 de março de 2015

Com tudo que tem dentro

Como consultor tenho a oportunidade de estar sempre conhecendo novas pessoas. Nem todas são tão interessantes, é verdade. Algumas nos parecem chatas, inconvenientes, limitadas. Outras, são legais, divertidas, inteligentes.
Mas o fato de conhecer pessoas é interessante em si. E parece-me que toda nova gente que se me aproxima na vida, traz, além de sua própria natureza, outra natureza que me faz surpreender. Trata-se de mim mesmo. 
Pois toda pessoa com a qual interagimos no mundo é capaz de espelhar coisas que temos. Algumas, que já sabemos. Outras, que estavam escondidas e são, assim, descobertas. O tal fenômeno da projeção, como diria o psicólogo, é maravilhoso quando estamos conscientes dele. 
Ao estar atento, eu posso ver, e descobrir a mim mesmo. Conversando, trabalhando, negociando, convivendo. O outro me ajuda a conhecer-me. Sem as pessoas, eu não me saberia.
----
Se nem todas as pessoas são tão interessantes assim, aquela que não é, ou não lhe pareceu ser, estaria mostrando a natureza de quem? Dela mesma, ou sua, como num espelho? Difícil pergunta… 

Acostumados que estamos, egocêntricos, focados cada um em si, perdemos de vista o interessante que é conhecer nossa humanidade. Com tudo que tem dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário