Páginas

quinta-feira, 19 de março de 2015

Você é exemplo de quê?

As teorias de liderança explicam, cada qual enfatizando um elemento diferente, como se dá o fenômeno pelo qual uma pessoa influencia outras, que a seguem. O líder e os liderados, no contexto em que estiverem, conformam um dos processos humanos mais comuns. Desde criança seguimos (nossos pais) e desde criança lideramos (coleguinhas na escola, normalmente para fazer bagunça). E isso se repete em diferentes momentos e circunstâncias ao longo da vida.
As teorias modernas (pois há aquelas que remontam a Platão e Confúcio) já no final do século XIX em diante, passam a descrever o líder, suas características pessoais, traços de caráter, habilidades necessárias e o comportamento "certo" para liderar; em seguida surgem teorias mais voltadas para a interação do líder com os liderados; logo, vem os estudiosos que "descobrem" que a liderança é contextual, isto é, passam a dar ênfase para as situações em que ocorre a liderança, o lugar, o ambiente, os recursos, as restrições e formas de adaptação; depois, mais recentes, vêm as teorias centradas nos seguidores, na atitude, limitações e necessidades dos liderados; hoje há teorias biológicas, psicológicas, antropológicas e há até as não lógicas...
Brincadeiras a parte, certo é que o líder precisa ser alguém de virtudes, bom, competente e íntegro. Isso é evidência empírica, pois nós mesmos sabemos que não seguiremos ninguém imoral - ou não deveríamos! Os estudos sobre os liderados mostraram que há uma responsabilidade básicas também por parte dos seguidores. Seguir um tirano é um erro. O tirano é o principal culpado, manipulador que é; entretanto, todos somos indivíduos conscientes e senhores das nossas escolhas, não? Bem, na verdade nem sempre... Estar consciente e discernir entre o certo e o errado só é fácil na teoria, na prática surgem situações deveras difíceis.
----
Mas na prática também, afora as teorias de liderança, sabemos que podemos cuidar de nós mesmos e buscar desenvolver paulatinamente uma conduta exemplar para que, quando for o caso, nossa própria influência seja boa, justa e inspiradora. Afinal, eventualmente seremos nós que vamos liderar. Então, responda para si mesmo: você é exemplo de quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário