Páginas

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Brincadeira dos deuses

Já viram que quando decidimos fazer algo novo na vida, em muitas vezes, as circunstâncias mudam repentinamente e oferecem-nos uma tentadora possibilidade de não mais mudar? É como se os deuses que nos observam fizessem um último teste, para checar se realmente queremos aquilo, se realmente estamos comprometidos.
Desde o momento em que nos incomodamos e começamos a pensar em mudar algo na vida, somos testados em sair do lugar, em romper a inércia. As coisas em volta parecem todas contrárias e fica evidente que precisamos fazer algo diferente. É um desafio de criatividade, sobretudo, por que temos de imaginar um novo cenário, uma nova situação.
E depois de fazer isso - gastando muito dos nervos... - e finalizando o processo psicológico de abrir mão do que temos para conquistar algo novo, vem o último teste. O teste de compromisso e desapego. Misteriosamente, a natureza parece mostrar uma fantasiosa possibilidade de que as coisas vão melhorar e que não precisaremos mudar nada. Pura tentação, pura fantasia.
----
Atenção: o último teste é tentador, pois sempre sugere que não fazendo nada as coisas vão se modificar e tudo ficará bem. Mas isso é contra a lógica. E também é contrário à experiência da vida, que mostra que isso nunca acontece. Não passa de brincadeira dos deuses...

Nenhum comentário:

Postar um comentário