Páginas

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Arte e perspectiva

A perspectiva aparece numa pintura de Brunelleschi, no início do século XV. A ilusão de ver em três dimensões num quadro de apenas duas seria uma das grandes revoluções na história da arte. Pôr a vida em perspectiva é importante, pode revolucionar as coisas.
Em nós mesmos, no nosso quadro biográfico, nas nossas cenas de vida, qual seria a dimensão a mais? Além da altura e da largura do desenho sobre a tela, o que pode dar a visão da profundidade?
Ora, se pretendemos viver a vida com estilo próprio, é fundamental a profundidade. Mais do que a altura e a largura, precisamos ainda de um ponto de fuga visual que leve aos sonhos mais ousados... Se a altura e a largura podem ser medidas de atividade corriqueira diária, a profundidade leva os olhos para o mistério do potencial de cada indivíduo. O ponto de fuga, neste caso, permite uma fuga da mesmice. Assim como os pintores renascentistas evitaram a continuidade da cinza época medieval, revolucionando a cultura da Europa, por que não levar nossa visão para além da mesmice dos nossos dias repetitivos?
----
Enfim, o que você quer da vida? Dê a si mesmo o direito de ver a terceira dimensão deste quadro. Faça de sua biografia não só uma obra de arte, mas uma obra de renascimento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário