Páginas

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Mudar é mudar a si mesmo

O medo de mudar é inerente ao ser humano, dizem. Especialmente quando estamos em uma condição confortável fica difícil sair da inércia e modificar as circunstâncias. Mas, como dizia Ortega y Gasset, filósofo espanhol, "o homem é o homem e suas circunstâncias". Temos de considerar todo o contexto à nossa volta como parte de nós mesmos. De certa forma, onde andamos, com quem falamos, o que fazemos são um reflexo e uma extensão do nosso ser interior. Assim, transformar essas coisas todas depende de uma transformação interior, antes. O medo, pois, é derrubado sempre pela atitude interna ante às situações externas.
Quando se quer renovar algo pode surgir aquele frio na barriga que sugere um futuro desconhecido e ameaçador. A ideia de sair ou ficar onde se está pode ser restritiva; as coisas não são tão reduzidas assim. Ou não precisam ser. Integrar a complexidade do mundo é uma prova para todos os líderes. E deve ser feito, para avançar e se desenvolver. Então, pense que as suas circunstâncias são parte de você e entenda que se o que o cerca hoje não o satisfaz, em parte você está incomodado consigo mesmo!
Segundo o mesmo filósofo espanhol, o homem pode agir como um herói e salvar sua própria vida. É preciso coragem, sim. Mas veja que é também uma questão de entendimento de que se nos acomodamos e aceitamos tudo com indiferença (ou com mal humor) estamos perdendo a vida e estamos perdendo a nós mesmos. Isso não dá medo também?
----
Faça uma avaliação de suas circunstâncias: carreira, família, amizades, hábitos, lazeres, estudos...
O que vê fora o satisfaz? Se não, olhe para dentro e procure o que realmente pretende: seus sonhos (talvez esquecidos...), sua vocação, seus desejos mais profundos. Comprometa-se com esse conteúdo interior e mude tudo à sua volta. Afinal, mudar é mudar a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário