Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A maior das inovações...(?)

Recentemente descobri que uma boa técnica para estimular a criatividade é imaginar como solucionar um problema ou como realizar alguma tarefa de um jeito que você não o faria. Você simplesmente cria mentalmente algumas possibilidades que qualquer outra pessoa poderia seguir, menos você.
O resultado disso é, numa das hipóteses, um exercício "lateral" de pensamento e uma exploração imaginária de pontos de vista e de diferentes possibilidades... talvez descubra uma nova maneira de agir. Você cria imagens contrárias ao seu modo de ver, talvez até contrárias ao bom senso e elas lhe ajudam a ter mais empatia, mais perspectiva e uma visão mais ampla da complexidade à volta.
Noutra das hipóteses, você vai ficar mais convicto de que o seu jeito é mesmo o melhor e isso também é importante. Às vezes, a criatividade não tem a ver com inovar no "como se faz", mas no "porquê".
O estímulo à criatividade não precisa orientar sempre um novo produto externo. Pode ser também que a criação seja de uma nova atitude, por que não?
----
Todos estão incessantemente querendo alterar ou renovar os métodos, num afã de inovação...
Quem sabe a maior das inovações não seja a de renovar a própria assertividade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário