Páginas

segunda-feira, 3 de março de 2014

Liderança e Contexto

Já escrevi sobre este tema mais de uma vez. É por que é importante.
A liderança, de acordo à minha usual descrição, depende de lidar consigo mesmo, com as pessoas e também com o contexto.
Lidar consigo mesmo é das coisas mais difíceis. Controlar-se, superar o medo, atuar no meio da incerteza, trabalhar sob pressão...
Lidar com as pessoas é extremamente complexo, porquanto acada um tem suas idiossincrasias. É difícil coordenar uma equipe onde as necessidades, capacidades, exigências, virtudes e limitações são tantas...
Lidar com o contexto é também complicado. Veja que a cultura de cada organização é única e tem suas próprias dificuldades: política, conflitos, competitividade, clima, linhas de comunicação, controles, paradigmas e mitos, etc. É muito subjetivo e ainda assim é preciso tentar interpretar o ambiente para poder liderar com eficácia.
Mas o que me interessa hoje é falar sobre uma verdade chata de ser admitida: nós não conseguimos ser bons líderes INDEPENDENTEMENTE do contexto, isto é, temos a capacidade de ir à frente, atrair seguidores e solucionar problemas em certos ambientes, mas não EM TODOS os ambientes em que estivermos. Numa visão mais romântica, imaginamos o líder como um super herói que "dá conta do recado" (qualquer recado!) em todo tipo de situações e em organizações de toda natureza - empresas, hospitais, governo, esportes, etc. Podemos visualizar um executivo gerando resultados em empresas de diferentes tamanhos, setores e mercados; um profissional capaz de atingir um desempenho notável em qualquer cargo. Mas isso é falso.
A experiência mostra que somos capazes de liderar as pessoas a fazer coisas legais, mas dependendo do contexto. Isso significa que pode acontecer de alguém ser competente em uma empresa e não ser em outra; pode acontecer de um gerente atingir as metas em um cargo e não em outro; pode acontecer de um executivo se dar muito bem em um setor, e não em outro. E, vejam! Isso NÃO SIGNIFICA que não é um excelente profissional e um bom líder. Significa simplesmente que é bom em certas situações e em outras não é.
Ao menos até hoje, eu ainda não conheci ninguém capaz de fazer qualquer coisa em qualquer lugar...
----
Primeira hipótese: se você percebeu que não consegue manifestar 100% de seu potencial em uma determinada organização, não se preocupe tanto assim. Isso não significa que você é incompetente. Talvez só esteja no lugar errado - de acordo às suas habilidades e talentos.
E se você pensa que pode ser excelente em qualquer contexto, bem, isso é só a evidência de sua falta de experiência. Um dia vai entender o que lhe digo aqui. E quando este dia chegar, lembre da primeira hipótese!

Nenhum comentário:

Postar um comentário