Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Interim Management

O conceito é da década de 70, na Holanda, mais ou menos. E é na Inglaterra que esse modelo está consolidado - mas ainda crescendo. Dizem que a origem vem da Roma republicana, com o cargo temporário dos publicani.
O executivo ou gestor interino, é contratado para fazer um trabalho gerencial (não de consultoria) com início, meio e fim. Eu já fiz muito isso, prescindindo do título.
Como gerente de projetos, como responsável pela área de desenvolvimento de negócios, como coordenador de portfolio, como gerente comercial, como gerente de marketing, já fiz muita coisa que não era consultoria, mas execução mesmo. E com prazo de conclusão e saída da empresa.
Quais as vantagens deste modelo (chame-o como quiser chamar)?
- contrata-se um profissional que vai pôr a mão-na-massa sem onerar a folha de pagamento;
- utiliza-se o recurso temporário, sem assumir obrigações a longo prazo;
- quando não se tem equipe para executar determinada estratégia, este executivo entra e sai, sem necessidade de forçar sua utilização/alocação em outras atividades;
- ganha-se o conhecimento e a experiência desse profissional (durante 12 meses, por exemplo) de modo a capacitar o grupo com quem ele vai trabalhar;
- há ainda o ganho de visão, criatividade e contribuição estratégica e gerencial que um gestor assim normalmente traz.
Executivo interino, gestor interino, gerente de projeto, assessor de planejamento, responsável temporário pela área, etc. Os nomes são realmente irrelevantes, entretanto a vantagem é notável. E como é cada vez maior o número de profissionais autônomos no mundo, acho que está aí uma forma bem inteligente de as empresas organizarem-se para seu crescimento.
---
Quer me contratar como executivo interino? Mande-me um e-mail, mas até dezembro deste ano não vai dar, estou gerenciando a área de marketing e vendas de uma empresa e meu compromisso não pode ser interrompido. Ah, também tem isso: o executivo é interino, mas a fidelidade tem de ser total!

Nenhum comentário:

Postar um comentário