Páginas

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Vida de Executivo

Um bom executivo é capaz de tornar ideias, projetos e metas em realidade.
Iniciativa, habilidade para negociação (dentro e fora da organização), capacidade de gestão, conhecimento técnico e visão econômico-financeira são atributos bem fundamentais...
Acontece também que cada executivo tem seu estilo. Assim, uns são mais individualistas, outros mais agregadores, uns são mais comunicativos, outros mais quietos. Essas diferenças, dentro de certos limites que não atrapalhem o essencial do trabalho gerencial, são bem comuns de serem percebidas no meio empresarial. E ao longo da carreira vamos observando e aprendendo com as idiossincrasias de cada um.
Reuniões, e-mails (muitos e-mails...), viagens, visitas a clientes, situações de pressão e estresse diário, rotina operacional, apresentação de projetos e relatórios, tudo isso integra o cotidiano de um executivo. Esteja ele no “topo” ou no “meio” do organograma, são mais ou menos estas as atividades que preenchem sua vida. E talvez o lugar mais estressante e que exige mais diplomacia e “jogo de cintura” é justamente a média gerência, pois ali está o grande executor, o responsável por fazer acontecer os planos gerais de trabalho, o cara que tem de desdobrar as diretrizes estratégicas em ações concretas, num tempo e dentro do budget.
Quer ser um executivo? Muito bem, vamos lá. Prepare-se para viver uma vida muito intensa, cheia de variações emocionais, aonde a resistência à frustração é muito necessária para a sobrevivência. A ambição, a ousadia e uma boa pitada de coragem para inovar e assumir riscos são coisas de grande importância.
---

A verdade é que nem todos foram talhados para isso ou estarão à vontade com este dia-a-dia. No entanto, quem quer que se estimule, vai crescer interiormente com toda essa experiência. E pode até ser que execute o plano mais valoroso de todos: tornar-se um ser humano melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário