Páginas

quinta-feira, 27 de março de 2014

O Nome das Coisas

Dizem que os sábios do Antigo Egito eram sábios porque sabiam o nome certo das coisas.
Hoje as palavras estão vazias de sentido, quase sempre sem significado real para quem as utiliza. O nome certo das coisas foi esquecido...
Lidar com conceitos é um fundamento para qualquer ciência que seja. Para o estudo das artes também. De qualquer disciplina. A liderança, como tema de pesquisa e trabalho, é objeto de muitos estudos e discussões, mas parece que o básico - por exemplo, o conceito de autoridade - não é bem compreendido.
Como desenvolver um tema sem partir de um correto entendimento de seus fundamentos? Impossível. E a probabilidade de surgirem muitas opiniões sem valor (e que por vezes confundem) é total.
Proponho um feijão-com-arroz para todo estudioso, de todo o assunto: domine os conceitos, saiba dar o nome certo às coisas. Pode ser que não se torne um sábio egípcio, mas com certeza não será um ignorante contemporâneo.
----
By the way: autoridade vem do latim auctoritas e significa o acúmulo de poder moral que alguém tem. Não é dada pelo cargo, mas é inerente ao seu usuário. Ou não é. Neste caso nem deveria ter o cargo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário