Páginas

quinta-feira, 20 de março de 2014

Visão de Mundo

Restrita, a visão impede também o pensamento. Ampliar a visão de mundo dá possibilidades maiores para a criatividade e o encontro de soluções para os problemas do dia a dia. Como fazer?
Uma maneira óbvia é viajar (literalmente...). Conhecer lugares e pessoas de diferentes países e culturas é como ler milhares de livros - e muito mais, pois o contato humano é insubstituível e ver paisagens diferentes, de perto, é também insubstituível.
Outra maneira é viajar "não literalmente". Usar a imaginação para conceber como vivem as pessoas em condições diversas às que vivemos; tentar colocar-se no lugar do outro (empatia) tentando entender sua situação; buscar intuir coisas sobre a sociedade, a economia, o comportamento...
A leitura é indispensável. Leia sempre. Há bons livros, é só procurar e pedir dicas para ávidos leitores.
Fazer coisas diferentes e em paralelo à principal atividade profissional é minha última dica. Estou dando aulas em um MBA e descobri o quão importante é termos sempre algo em paralelo. A única regra é não afetar o foco e o desempenho da atividade central. Isso amplia muito a visão de mundo.
----
Ou seja: a visão de mundo grande, rica, não pode ser desenvolvida somente através da tela do computador. Isso pode até produzir o efeito contrário, quando em excesso. Ai! Talvez eu não ganhe muitas "curtidas" desta vez... ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário