Páginas

sexta-feira, 14 de março de 2014

A Arte da Leveza

O mundo corporativo é pesado. Não só o mundo corporativo, mas, hoje, parece que o mundo inteiro está pesado. Se pudéssemos tirar um pouco da carga, seria saudável, para todos nós.
Minha proposta é desenvolvermos um pouco a Arte da Leveza. (Essa velha arte, quase esquecida, inserida muitas vezes nos campos da diplomacia e das relações humanas.)
Imaginemos que de tão pesado, bastante gordo, o ambiente oprime a autenticidade de cada indivíduo. É como uma atmosfera que não chega a ser aérea, mas gosmenta, quase gelatinosa. Fica tudo sob pressão. Ninguém consegue se expressar livremente. Ninguém pode mostrar quem realmente é. Todos estão tensos, quase o tempo todo.
Tornar leve o ambiente não depende só de uma pessoa, totalmente. Mas pode ser que uma única pessoa ao menos consiga dar um exemplo de leveza, atmosfera aérea, não gelatinosa, sem pressão. Para isso, é válido esforçar-se para ser gentil, SEMPRE, com todo mundo com quem tratamos. Ainda que seja necessário impor-se, que isso seja feito com delicadeza. Mesmo que deva argumentar a afirmar suas idéias, que se mantenha a compostura e a fineza. Isso não é fácil, mas é possível. É uma arte.
----
Dá para tentar aliviar um pouco a carga? Faça-o. As pessoas ao seu redor vão se sentir mais leves e você também vai. O mundo perde um pouco de peso. Todos ficamos mais saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário