Páginas

terça-feira, 7 de maio de 2013

Líder Platônico

Para o grande filósofo grego a Educação significava "treinar, desde o berço, na virtude". Assim está expresso, literalmente, na obra As Leis (Nomoi). Já no primeiro capítulo, Platão descreve a necessidade de transformar o medo em Coragem e a busca desenfreada por prazer em Pudor. Sabedor de que é tarefa difícil, o livro segue discorrendo uma metodologia educacional bem completa para garantir o surgimento paulatino de bons cidadãos e grandes lideranças.
A má interpretação das idéias de muitos dos clássicos leva a preconceitos e desinformação. Assim, o "amor platônico" não é bem o que comumente se diz - para isso, recomendo estudo aprofundado do livro "O Banquete". Pensa, o ignorante, que o amor platônico é adorar uma pessoa à distância... Mas trata-se da tendência que o ser humano tem de buscar o divino, o Belo e o transcendente - em si mesmo, nas coisas, na natureza.
Que pensaria então o desconhecedor dos ensinamentos do mestre da academia a respeito de sua visão dos líderes? Ora, não se trata de dirigir os seguidores à distância!! Isso é o que fazem os medíocres chefes contemporâneos. Precisamos mudar isso. Precisamos de líderes que dão o exemplo de virtude - Coragem, Sabedoria, Moderação e Justiça. Precisamos de um líder à maneira de Platão.
Se isso lhe parece difícil de conceber (ou mesmo de tentar ser), saia da frente, por favor. Deixe que aqueles que se dedicam a isso possam passar. E siga-os. É melhor seguir um bom líder do que se fazer de um. Mas, se ainda assim, a vaidade e o orgulho o impedem, então fique na sua adoração à distância...

Nenhum comentário:

Postar um comentário