Páginas

terça-feira, 14 de maio de 2013

Conhecer sentimentos

É fundamental o líder conhecer sentimentos. Como poderia liderar um grupo caso não tivesse a competência para desvendar o emocional de cada um?
Só que, para conhecer os sentimentos, precisa tê-los sentido antes. A liderança é um fenômeno das relações humanas, logo, sua substância é toda humana. Os bons líderes são experimentados pela vida. Ganharam vivências de dor e prazer e acumularam repertório suficiente para ter EMPATIA - colocar-se no lugar do outro.
A frieza não faz um líder. Faz um idiota que só comanda em nome do seu cargo (quando muito). Normalmente, é ridicularizado pelas costas. Isso não é um líder. (Esse coitado precisa de ajuda).
Também não se trata de ser romântico. O romantismo também não faz bons líderes. Talvez faça bons artistas (ou não, há quem não goste dos românticos...).
Conhecer sentimentos não implica em ser "sentimentalóide" (isso é romantismo). Implica em ter certas virtudes próprias de quem acumulou experiência de vida e pode, com ela, compreender as demais pessoas à sua volta. E, daí, liderá-las.
---
Um exercício interessante: há uma infinidade de sentimentos possíveis de serem sentidos. Conhecê-los é especificá-los. Cinema, música, museus, livros e poesia ajudam muito. São formas de reproduzir em nós, através da arte, sentimentos específicos. Por exemplo: amizade, rancor, saudade, tristeza, medo, ansiedade, angústia, tranquilidade, leveza, raiva, surpresa, etc. E a cada vez que reproduzimos um destes sentimentos, devemos observar o que ele provoca em nós. Com isso, será mais fácil entender por que as pessoas são como são.

Nenhum comentário:

Postar um comentário