Páginas

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Gestão do Significado

A liderança tem várias dimensões. Desde o seu aspecto técnico, envolvendo maneiras de motivar as pessoas, de como conduzir reuniões de trabalho, como delegar e coordenar tarefas; até o seu ponto mais elevado e profundo, que podemos chamar de gestão do significado.
Para todas as pessoas há (ainda que subconscientemente) um porquê e um significado em seu trabalho. Pode ser a simples aquisição do salário, para os mais simplórios; pode ser a forma de fazer uso do diploma da faculdade; pode ser um modo de expressão de si mesmo, de realização pessoal e cumprimento da sua vocação.
Parte desse entendimento do sentido das coisas, depende dos líderes.
É comum vermos a "capacidade de estabelecer a visão" como uma competência que caracteriza as lideranças. Pois bem, de modo mais humano e básico, isso diz respeito a ajudar os outros na compreensão de si mesmos e dos motivos mais intrínsecos de suas vidas.
No ambiente profissional - que toma quase um terço da vida - é fundamental termos a chance de viver com entusiasmo. E isso depende de ter um porquê para o trabalho. E isso depende de uma ajuda dos líderes que estão à frente, dando a direção e o exemplo.
---
Dica: não se limite a ir à frente, dando a direção e o exemplo. Dedique tempo e energia para conversar de modo franco com seus liderados. Ajude-os a compreender em profundidade que é que os motiva intrinsecamente. É, também, tarefa do líder, gerir o significado das pessoas no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário