Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2013

Maria vai com as outras...

O grande geógrafo brasileiro Milton Santos - reconhecido internacionalmente - quando perguntado, ainda no início dos anos 90, sobre a Globalização respondeu laconicamente: não vai dar certo.
Quem poderia, especialmente naquele momento, após a recente queda do Muro de Berlim e "término" da Guerra Fria, dizer algo contrário à expectativa que se gerava sobre um mundo globalizado?
Afora o fato de Milton Santos ser brasileiro (e negro), ia de encontro a uma outra uma estatística: não era, mesmo, "maria vai com as outras".
Hoje, há diversos economistas, sociólogos, empresários, estadistas e estudiosos que avaliam com mais prudência o processo do mundo globalizado. Sabemos que a comunicação de massa, não comunica somente o melhor de nós... Além disso, há problemas no sistema financeiro internacional. Além disso, há a perda da soberania dos países para corporações cujos interesses não são (e por que seriam?) a justiça social. Além disso, há questões de máfias que se internacionalizaram na "carona" do capital globalizado e sem fronteiras. Além disso, há uma confusão de valores e a decadência da identidade cultural de diversas sociedades. Além disso, tem muitas outras coisas...
As lideranças não podem deixar de avaliar as opiniões e as formas massificadas de entendimento do mundo - normalmente estão equivocadas. Falta cuidado. Um líder tem a responsabilidade de fazer isso com profundidade, seja num país, seja numa empresa, seja em um pequeno grupo de trabalho.
---
Um líder, também segue outros líderes, mas isso não significar seguir qualquer um. Em absoluto! E, antes, o seu contrário! Seguir alguém exige escolha, inteligência e responsabilidade. Ao seguirmos as idéias de alguém, também devemos nos comprometer com essas idéias.
E você, está fazendo suas escolhas, ou está indo com Maria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário