Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Condição Impetuosa

Dos 3 principais atributos do líder - os quais utilizo para os treinamentos básicos de formação de lideranças - o primeiro é a atitude de "ir à frente".
Esta condição de ímpeto, de iniciativa, de ousadia, define um perfil de destaque para as pessoas que não pedem passagem. Vão. É um destaque fático, baseado em ações. Não é especulativo. Não é intelectual.
Esta condição é nata e também se desenvolve - como toda a capacidade de liderar. Temos latente em nós esta possibilidade de romper a inércia e dar início a um processo. Temos também a oportunidade de engrandecer isso através da experiência, do aprendizado, dos estudos e do próprio auto-conhecimento. Quanto mais avançamos nesta filosófica jornada de conhecer-se e expressar-se autenticamente, mais força de vontade surge e, por conseguinte, mais chance de darmos o primeiro passo.
Vejam que, neste caso, o primeiro passo é ainda um primeiro passo para os demais. Imagine que se o líder não o faz, não só ele, mas todos ficam parados.
Por isso digo às vezes, tentando fazer poesia, que liderança é fazer história. Sem líderes, não há movimento. Sem líderes conscientes, não há movimentos harmônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário