Páginas

sábado, 28 de julho de 2012

E o que é CONSCIÊNCIA?

Do latim, cum scire, chega-nos o vocábulo "consciência". Podemos entender de sua etimologia que significa estar com ciência, com conhecimento.
Para mim consciência tem a ver com "estar presente". Pois às vezes está só o corpo, enquanto o sujeito vaga por algum desconhecido rincão de sua psique... Quando falta-lhe atenção, falta consciência. A atenção é um atributo, uma faculdade da consciência.
Quando estamos "presentes, de corpo e alma" estamos com domínio de nós mesmos e algum domínio da situação que vivemos nesta hora e lugar. Quanto mais consciente, logo, mais domínio. Quanto mais consciente, mais livres para pensar, analisar, sentir, ver, intuir, entender. Mais consciência, mais capacidade de atuar e interagir com o meio e as pessoas. Mais consciência, mais possibilidades.
William James, o grande filósofo do pragmatismo americano, desenvolveu o tema da consciência como um fluxo, ao invés de uma série discreta de eventos. Quando ficamos "desligados" por alguns segundos, parece que se interrompeu o fluxo. Aí retomamos. Estes intervalos de desatenção e inconsciência servem para fazermos coisas de que nos arrependemos, normalmente. Morder a língua quando mastigamos a comido é um exemplo...
Desenvolver a consciência é para os líderes o ponto fundamental. Dela surge não só o domínio de si mesmo, mas o domínio das relações que precisa estabelecer com as pessoas de sua equipe, com outras pessoas de outras áreas da empresa. Surge a possibilidade de dominar o ambiente de trabalho e um modo de conduta dentro da organização. Para os estadistas e líderes políticos, a consciência expande sua esfera para o mercado, a comunidade, os investidores. Desenvolver a consciência é desenvolver a capacidade de liderança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário